sexta-feira, 29 de março de 2013

Encaixe

Olá Mayk,
Encaixar! Ajustar uma coisa dentro de outra.
Por que será que é tão difícil encontrar o encaixe perfeito para a nossa vida?
E não falo apenas de encaixe profissional ou amoroso, quero falar no modo geral. Encaixe da vida! Quando somos jovens parece tão fácil escolher o que queremos ser quando crescer, e no fundo sabemos que não é simples assim. A profissão é mais que trabalho, é o que gostamos, o que sentimos prazer ao fazer. Discordo da ideia de que temos que pensar bem por que é algo que faremos para o resto de nossas vidas. Por que não posso mudar no decorrer dos anos? O ser humano muda todos os dias, e ainda assim continua o mesmo! Não são os anos em uma mesma empresa que farão de mim um excelente funcionário. A busca pelo novo, por outras experiências é que faz de mim um eterno aprendiz, e é aí que mora o segredo, mudar de emprego a cada 3 anos não me traz uma imagem ruim, e sim uma imagem de quem sempre está procurando algo melhor, maior, diferente, novidade.
Ainda assim, tem um encaixe na vida que vem muito antes da profissão, quando ainda somos crianças. É a inclusão ao mundo social. Saber quem você quer ser dentre as pessoas. E pra começar, a escola! Sua personalidade, seu jeito de falar e agir, seu modo de se relacionar é o que vai classificar quem é você, com quem vai fazer amizade, como vai ser visto pelos outros, status. É na infância que aprendemos sobre como queremos nos encaixar na vida.
Tem a família também, que é um encaixe interessante, cheio de altos e baixos, brigas e tapas num minutos, abraços e beijos na hora seguinte. Há família em que é possível se encaixar rapidamente, quando seus pais tem a mente aberta para quem você é ou quer ser. E há família que pensam muito diferente, que tentam limitar as vontades pelo outro querer algo que os tire de sua zona de conforto.
E tem o amor! O encaixe mais difícil de todos. Porque você leva anos procurando, se iludindo com falsos momentos devidamente encaixados, mas que no fundo, são apenas falsos. Você vive com uma pessoa, acredita que ela é perfeita, que vai ser pra sempre, e um dia descobre que o pra sempre não existe, ao menos não pra você, não nesse momento. E vai errando, até encontrar o verdadeiro encaixe, aquele que te entende só com o olhar, aquele que sente você mesmo de longe, que sabe o que você pensa, o que sente, e mesmo sendo diferente, compreende que é preciso haver equilíbrio para que possam ficar juntos. Por que ninguém ama sozinho, mesmo que o amor não seja correspondido, é preciso uma segunda pessoa para que haja amor. Só que um não ama por dois, é impossível!
A vida custa a se encaixar perfeitamente, e talvez ela nunca seja perfeita, sempre haverá algo para melhorar, mas mesmo não estando 100%, é preciso ao menos estar em 99%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário