terça-feira, 12 de março de 2013

Dificuldade

Olá,
É difícil ser paciente!
Esse é um pensamento frequente em minha cabeça. Não é impossível, mas é difícil. Ouvir algo que entristece, e não responder, é quase como alguém cuspir no seu rosto e você devolver com um sorriso.
Sabia que não seria fácil quando aceitei o desafio de aprender, mas não imaginei que teria tantas dificuldades logo no primeiro dia. Estou há quase um mês tentando aprender a ser paciente, chega a ser engraçado, em um desafio de quarenta dias, eu ainda estar no primeiro. Mas, a paciência é algo que se desenvolve com o tempo. Tenho percebido isso. A paciência evita problemas, e não que eu goste de ter problemas, porém, é complicado aceitar algumas coisas de outras pessoas, não responder sua discordância, não dar o seu ponto de vista, não 'discutir'. Eu sei que a impaciência me impede de enxergar com clareza o momento, só que tem situação em que pensar só torna a última alternativa. Não pelo gosto da discussão, mas por que é natural ter uma reação à uma ação. No momento em que alguém te fala ou faz algo que sabe que não te agrada, "pensar" parece estar fora da realidade, você perde o controle, é algo espontâneo, é impulsivo. Como um bate e volta de um bumerangue. Você ouve e automaticamente responde. É natural. E é difícil. Por uma semana eu consegui me manter calma, mas um ato, um simples e pequeno ato, que muito me desagrada, me fez perder todos os dias em que eu trabalhei a paciência. E se eu não entender o que é ser paciente de verdade, e com verdade, não terei como continuar neste desafio. Então, eu vou ficar no primeiro dia, até que seja verdadeira e intensa a minha paciência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário