quarta-feira, 12 de junho de 2013

Liberdade

Olá Mayk,
O que você entende por liberdade?
O sentimento de ser livre? Isenção de restrições e coações? Poder de exercer a vontade?!
Como você espera conquistar sua liberdade?
Ficando sentado em uma poltrona no aconchego do seu lar, esperando que o mundo bata à sua porta e lhe entregue um embrulho escrito "Liberdade"?
Liberdade financeira você conquista trabalhando, se dedicando, se esforçando, dando o seu melhor, para que possa crescer profissionalmente e obter um reconhecimento, que podemos também chamar de salário.
Liberdade do ventre você consegue quando sai de casa, quando rompe o cordão umbilical e passa a cuidar de si próprio, se sustentar e não depende da ajuda de ninguém para pagar as contas no final do mês.
Liberdade de religião é um direito do cidadão, de escolher um credo e seguir, respeitando para também ser respeitado.
Há vários tipos de liberdade, a de expressão, de impressa, de pensamento, de política. Você tem direitos e deveres quanto à liberdade.
Mas, me diga, como você conquista o ato de "tomar liberdade com alguém"?!
Eu respondo! Convivência? Confiança? Intimidade? Familiaridade? Atrevimento? Buscar seu espaço? Tudo junto e misturado...
Não dá para dizer que você não se sente a vontade em um lugar, se você não o frequenta. É impossível dizer que alguém não gosta de você se não tem convívio.
Como espera ter intimidade com uma pessoa que você não conhece? E que também não te conhece? Mágica? Varinha de condão? 
Uma coisa é certa, não se pode julgar o que você não busca. Não dá pra julgar atitudes de pessoas que você não convive, estando com ela duas ou três vezes..
Liberdade! Palavra forte, com várias interpretações.
Se não se sente livre em sua própria casa, como espera ser livre na casa de outrem?
Antes de questionar a falta de liberdade, que tal observar as suas ações com relação a isso!? Se está se esforçando para alcançar esse livramento e não está conseguindo, algo de errado deve estar sendo feito. Mas, a partir do momento em que não se encoraja a encarar, agir, buscar, se esforçar, não dá para culpar alguém por algo que você não deseja verdadeiramente. Por que o primeiro passo deve ser dado por quem deseja a conquista. Se o passo não é dado, paciência.. Você jamais vai conseguir. Mais que querer, tem que agir!
E pense bem, antes de soltar aos ventos suas frustrações, observe se não está atingindo alguém que só espera receber o mínimo do esforço que faz pra conseguir te dar essa liberdade tão desejada. Você se frustra, e leva junto quem já tem suas próprias frustrações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário